Porque o Dia do Orgulho Otaku?

Bon Odori 2013 em Salvador (Bahia) - Foto: Mega Hero

Não sei qual foi a primeira vez que ouvi a palavra Otaku, mas com certeza ela está presente em minha vida e na de muitos outros brasileiros. O Otaku vem de uma época onde a internet ainda caminhava a passos lentos e assistir um anime atual era um grande desafio. Hoje tudo mudou e ser Otaku é mais fácil no sentido do acesso ao material de consumo, mas será que é fácil aceitarmos ser chamados de Otaku?



Porque o Dia do Orgulho Otaku? Porque se orgulhar de algo que somos todos os dias? Foi uma pergunta que eu fiz antes de idealizar o projeto com meus amigos do Mega Hero. O brasileiro nerd por si só tem uma veia "Otaku", afinal boa parte do produtos desse vasto mundo nerd veio por influência do Japão. Nosso país teve a sorte de exibir animações fantásticas nos anos 80 e de assistir as aventuras de Ultraman e os Vingadores do Espaço.

Seria muita ingenuidade pensar que esse "boom" de produtos japoneses ia cessar na extinta Rede Manchete. Essa paixão pela cultura nipônica atravessou a década e em pouco tempo já sabíamos cantar a abertura de Pokémon ou estender as mãos para ajudar Goku a fazer a Genki Dama.

Os eventos de anime pipocaram por todo o Brasil e eu tenho certeza que você foi pelo menos em um deles. Naquela época nos reuníamos em salas de exibição para comentar o último lançamento e cantávamos nos Karaokês os temas de abertura que mais amávamos. O tempo passou e descobrimos a maravilha da internet e conhecemos outras pessoas com os gostos parecidos com os nossos.

Aquele ou aquela fã de Anime, Tokusatsu e J-Music agora tinha um novo mundo para explorar, novas pessoas para conhecer mas sem perder a inocência do tempo de criança. Foi um tempo que eu amei viver, um período onde fiz amizades importantes e descobri que existia muito coisa além de Naruto, Dragon Ball e Sailor Moon. E mesmo que digam que ser Otaku não é algo que se deva orgulhar, eu penso justamente o contrário.

O meu eu "Nerd" que vive em mim, só existe hoje porque ainda sou Otaku. E não há nada de ruim nisso. O Dia do Orgulho Otaku veio para celebrar tudo isso que vivemos no passado e como enxergamos o futuro.

Otaku é uma expressão carregada de significados, muitos deles pejorativos e o evento nasce justamente para modificar e fortalecer o conceito do que é ser Otaku. Vamos juntos mostrar que, assim como o Nerd, o Otaku pode sim sentir orgulho do que gosta e que pode e deve celebrar essa cultura de fã!

Já está sentindo esse orgulho? Nos encontramos no dia 29 de Junho na Sala Walter da Silveira para conversarmos e comemorarmos juntos!

This entry was posted on segunda-feira, 17 de junho de 2019. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Responses are currently closed.